KALYMARACAYA 
TÍTULO DA PALESTRA: Da aldeia para a mesa: a desconstrução da mandioca

Letícia Mendes Nogueira, conhecida em meio a seus pares como Kalymaracaya, nome de origem indígena, pertencente à tribo Terena, cozinheira, nascida na aldeia Bananal Distrito de Taunay de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, no dia 12 de Janeiro de 1981. Frente a seu tempo é a única chef indígena do país. Formada em turismo pela faculdade FUNLEC–IESF e no Curso Profissionalizante em Cozinha da Escola Ezequiel Ferreira Lima – CEPEF, ambas em Campo Grande.
Aos dois anos de idade mudou-se para a cidade de Campo Grande, onde começou sua vida “urbana”. Aos estímulos de sua mãe, avó e tia já ajudava na preparação de alimentos, que eram feitos ali sem muito recurso, no fogão à lenha com ingredientes raros e pouco conhecidos na sociedade não-indígena. Apesar de ir morar na cidade grande, todas as férias escolares viajava para sua aldeia de origem para aprender e vivenciar seus costumes.
O saber indígena contribuiu para mesclar a teoria aprendida em sala de aula e conseguiu acoplar técnicas culinárias indígenas com toque contemporâneo e sutilmente reproduzi-las em sua cozinha. Trabalha com ingredientes cultivados na aldeia e preserva na receita sua essência. Transformando-a com simples detalhe, mas, que provoca surpresa na apresentação do prato.
Kalymaracaya
Kalymaracaya, participa de programas de televisão e de festivais de gastronomia nacionais e internacionais (Figa – Manaus - AM, Fegasa – Corumbá - MS, CataGuavira, Bonito – MS, Ame Tauná, Santa Cruz de la Sierra/Bolívia) e fez parte da Expedição Fartura 2016 por Campo Grande. Em 2015, foi parte integrante do projeto de pesquisas com pimentas crioulas de índias Terena intitulado #AlegriaDoGosto realizado pelo Instituto Paulo Machado. Desde 2014 é integrante do movimento Slow Food. Atualmente presta serviços de produção em Gastronomia para o programa Comitiva de Sabores, apresentado pelo Chef Paulo Machado, e transmitidos pela TV MS RECORD e Agro Brasil TV.
Na convivência tribal, em prol da comunidade indígena é secretária do C.C.U.I - Conselho Comunitário Urbano Indígena de Campo Grande/MS, onde luta ao lado de conselheiros por melhorias em diferentes áreas sociais.

Contatos:
Facebook: @KalymaracayaMendesNogueira
Instagram: @kalymaracaya Página do programa: 
https://www.facebook.com/Comitiva-de-Sabores-767529400033768

GRATUITO e totalmente ONLINE!

Os palestrantes são chefs renomados, empresários do ramo de gastronomia e participantes dos principais programas de culinária (Masterchef Brasil, Batalha dos Cozinheiros e Hell's Kitchen) .

00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Realização

Catálise Gourmet

APOIO

ImagemImagemZapata Salton
Feito com
Klickpages